Edson Souza - Escritor e Jornalista
Giliard Miguel - Fotografo e Editor
Adquira o Livro do Autor

27/01/2014

No Túmulo do Navio Velásquez em Ilhabela - Naufrágio de 1908

Por Edson Souza e Giliard Miguel


Veja os Vídeos gravados no local:
Parte 1 – AQUI
Parte 2 – AQUI

VELÁSQUEZ – O transatlântico inglês portava carga mista e passageiros quando se chocou com uma laje próximo ao Bairro de Ponta da Sela, situado no lado sul de Ilhabela no dia 16 de outubro de 1908. Completamente desmantelado é um dos naufrágios mais fácil de ser visitado por mergulhadores. Na maior parte do ano a água límpida possibilita fácil visibilidade do navio, não houve vítimas no Velásquez...

Maquete do Navio Velásquez

Como já havia estudado sobre a história da tragédia do navio o local para mim tem uma energia muito pesada. Apesar do drama, é uma sensação boa conhecer a história e poder chegar tão perto do passado. 

Navio recebia pouca manutenção, por isso sua aparência era enferrujada

O percurso é puxado até o local do acidente, as pedras da costeira possuem uma aparência “seca” em formato “quadrado” dando a impressão de serem seguras para pular sobre elas, e quando se toma impulso para pular de uma pedra a outra, o resultado é um escorregão daqueles, na maior parte da aventura isso aconteceu e só não cai nas pedras abaixo porque consegui segurar a tempo em alguma outra pedra de quina. Devido a isto não é aconselhável levar crianças ou idosos ao local que exige muita cautela, afinal, durante o percurso as águas do mar avançam com as fortes ondas e qualquer deslize pode ser fatal.


ABAIXO SEGUEM AS FOTOS:
CLIQUE PARA AMPLIAR
OS DESTROÇOS DO NAVIO VELÁSQUEZ

































PEÇAS RESGATADAS DO NAVIO VELÁSQUEZ
Acervo do Museu de Ilhabela
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR


























Nenhum comentário: